Thiago Chiapetti

Veja 19 sintomas que a ansiedade causa no corpo

A ansiedade pode ser considerada uma coisa boa. Porém, em excesso ela tira o brilho da vida. Desse modo, surgem dúvidas sobre o que fazer para ter o controle da ansiedade. O que a ansiedade causa no corpo? Existe cura ou onde eu devo procurar ajuda? A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que atualmente existem 264 milhões de ansiosos espalhados pelo planeta. Só para ilustrar, o Brasil é o primeiro colocado no ranking de ansiedade. Dessa maneira, são quase 19 milhões de brasileiros que precisam lidar com os sintomas que a ansiedade causa no corpo.

Ansiedade tem cura?

Em primeiro lugar, é importante saber que a ansiedade tem tratamento. Em segundo lugar, é indispensável uma avaliação para descartar causas físicas. Por certo, o profissional que deve ajudar você neste momento é o médico. Em terceiro lugar, saiba que fatores emocionais são as principais causas de sintomas da ansiedade no corpo.

Por mais que você já tenha lido sobre ansiedade, aqui você vai entender sobre o papel da Psicologia no controle da ansiedade.

Além disso, eu vou contar a você como eu trato a ansiedade no meu consultório psicológico.

Neste texto, eu vou mostrar a você os 19 sintomas mais comuns que a ansiedade causa no corpo.

Vem comigo? Então, vamos lá.

Como a ansiedade começa?

Em princípio, a ansiedade começa a se apresentar através de sintomas no corpo. Ou seja, você pensa que está tendo um AVC ou um problema no coração. Seja como for, o desespero toma conta da sua mente e você precisa de atendimento com urgência. Dessa maneira, é comum você ouvir do médico o seguinte: você teve uma crise de ansiedade.

Neste momento, surgem as dúvidas mais frequentes:

1 – A ansiedade pode matar?

2 – Como a ansiedade age no corpo?

3- Como identificar a ansiedade?

O mal do século

Para enfrentar o mal do século, é muito comum as pessoas procurarem todo o tipo de ajuda. Com o propósito de acabar com os sintomas, quem sofre recorre a medicamentos, orientações religiosas e até soluções mágicas na internet. Sem dúvida, o que todo mundo quer é livrar-se de uma vez por todas dos sintomas que a ansiedade causa no corpo.

Mas, afinal de contas como identificar ou saber se eu tenho ansiedade? Assim como esta preocupação é recorrente, é igualmente normal acreditar que as coisas vão se resolver rapidamente. Com toda a certeza, é possível tratar a ansiedade. Todavia, as respostas não aparecem da noite para o dia.

Mas, então como enfrentar o mal do século? Sob o mesmo ponto de vista, vamos entender agora quais são os sintomas que a ansiedade causa no corpo.

O que a ansiedade causa no corpo?

Veja abaixo os 19 sinais que podem surgir no corpo durante uma crise de ansiedade. Analise cada item e faça uma lista daqueles sintomas que você reconhece.

#1 Falta de ar

#2 Acelera o coração

#3 Dormência no braço

#4 Enjoo sem motivos

#5 Dor de barriga

#6 Tontura ou vertigem

#7 Emagrecimento

#8 Fome

#9 Pressão alta

#10 Compulsão alimentar

#11 Estresse

#12 Depressão

#13 Insônia

#14 Dificuldade para dormir

#15 Dificuldade para engravidar

#16 Vontade de fugir

#17 Suor frio

#18 Irritabilidade

#19 Enxaqueca

Se você reconhece 5 ou mais dos sintomas acima, então continue a leitura deste texto. Antes de mais nada, lembre-se que é muito importante informar-se sobre a ansiedade. De fato você está neste caminho.

Quais são os tipos de ansiedade?

Segundo a literatura científica disponível, existem 5 tipos de ansiedade: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), transtorno de pânico, Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) e fobia social.

1 – Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Este é um transtorno que combina uma situação estressante com preocupação em excesso. Como resultado, a ansiedade passa a interferir em atividades do dia a dia.

2 – Transtorno de pânico

O pânico é um dos tipos de ansiedade. Inesperadamente, surge um sentimento de que a pessoa vai morrer. Posteriormente, pacientes relatam sinais como coração acelerado só que sem um motivo real de perigo.

3 – Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)

A principal característica do TOC são os movimentos e comportamentos repetitivos. Dessa maneira, o transtorno é considerado um distúrbio psiquiátrico e requer a avaliação médica.

4 – Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)

Uma pessoa que vivencia um evento terrível pode enfrentar momentos de confusão e de medo. Logo após surgem recordações e pensamentos ocorridos durante a situação traumática.

5 – Fobia social

Existem muitos tipos de fobia, como claustrofobia (local fechado), agorafobia (solidão em público), aracnofobia (aranhas), tripofobia (buracos). Igualmente a fobia social é um tipo de fobia que, neste caso, afeta pessoas em público.  

Onde procurar ajuda?

Em primeiro lugar é importante saber onde ir. Neste caso, você pode iniciar com a investigação de causas físicas. O seu médico pode solicitar exames que assegurem que sua saúde vai bem.

Em segundo lugar é que entra o trabalho de um profissional da saúde mental que pode ser um psiquiatra, um psicólogo ou um psicanalista. Em suma, você precisa decidir qual especialista procurar para iniciar o tratamento dos sintomas que a ansiedade causa no corpo.

Acima de tudo é fundamental lembrar que a ansiedade tem tratamento. A saber, o acompanhamento psicológico é um grande aliado no controle da ansiedade.

Aqui no blog, eu já falei neste post sobre 7 dicas para o controle da ansiedade.

O que diz a Psicanálise?

Para a Psicanálise, a ansiedade está ligada a traumas ocorridos na infância. Uma vez que estes traumas estiveram todo este tempo no inconsciente, agora é como se eles voltassem “mascarados” de ansiedade na vida adulta.

Freud (autor da Psicanálise) disse que é possível analisar o inconsciente por meio de técnicas utilizadas pelo psicanalista. Ou seja, o psicanalista analisa o discurso do paciente durante sessões semanais que tem duração de cerca de 1 hora.

Tanto o psicanalista quanto o paciente constroem juntos formas de olhar para os sintomas que a ansiedade causa no corpo. Em outras palavras, o psicanalista ajuda o paciente a mergulhar para dentro de si em busca de suas próprias respostas.

Conclusão

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está em busca de mais informações sobre como cuidar da sua saúde mental.

Como terapeuta dos brasileiros que vivem no exterior, eu já atendi centenas de pessoas de mais de 15 países.

Agora estou aqui para te ajudar a decidir se eu sou o profissional que você procura. Tire suas dúvidas sobre como funciona a terapia online.

É só clicar no botão de Fale comigo.