Você está andando por algum lugar no seu novo país e vê uma família ou um grupo de amigos. Automaticamente aquilo lembra você das pessoas amadas que ficaram no Brasil e bate aquela saudade de casa.
Logo após isso, um sentimento estranho parece apertar o coração. Sua mente começa a imaginar como seria se você estivesse lá com eles agora ou como seria se eles estivessem com você ali.
Uma sensação um pouco vazia, onde você não se sente bem com suas próprias ações e escolhas. Começa então uma série de dúvidas se tudo o que foi feito está de acordo com os seus valores.
Você vê através do celular a foto dos seus pais, envelhecendo. Seus amigos se divertindo. Primos e sobrinhos crescendo. Você, então, se pergunta: como eu posso lidar com essa saudade?
Se isso te parece familiar, eu recomendo fortemente a leitura até o final.
Você é a prioridade agora

Você embarcou em um avião, decolou até um lugar totalmente novo e, desde então, está imerso em uma nova cultura.
Todas essas ações foram feitas por você e para você. Talvez você tenha um cônjuge e filhos, caso tenha, eles também estão inclusos nessa prioridade.
Sendo assim, a prioridade agora é quem está na sua casa. Seja você sozinho ou com a família próxima, é hora de assumir a responsabilidade de se pôr em primeiro.
Um novo ciclo se iniciou, os dias no calendário foram mudando e a pergunta que fica é: e quando você deve mudar?
Essa mudança pode ter trazido perda de contato próximo com as pessoas que você ama. A dor de ver seus familiares e amigos crescerem e envelhecerem enquanto você não está com eles talvez fere o coração.
Porém, está tudo bem. Eles ainda te amam da mesma maneira que você os ama.
Se você focar em você e/ou na sua família que está ao seu lado, no seu trabalho e no seu desenvolvimento, muito provavelmente eles ficarão orgulhosos da pessoa (melhor) que você está se tornando.
Talvez aproveite esse recomeço para colocar em prática tudo que te faz feliz. Você provavelmente não conhece muitas pessoas, é uma oportunidade incrível de iniciar uma nova vida sendo uma pessoa melhor. Não esqueça que uma vida estagnada pode não gerar frutos.
Além disso, muitas oportunidades de lugares e pessoas nascem. Uma oportunidade incrível para você desenvolver novas habilidades e gostos.
Aceite a saudade de casa

Aceitar que você não pode controlar tudo e que há coisas que vão ser assim, é um passo fundamental para lidar com o sentimento de saudade.
Essa saudade de casa e da família distante que pode estar apertando seu peito agora é o sofrimento de uma dor que você não tratou ainda.
Entenda: esse sentimento provavelmente não vai sair, não importa o quanto você tente empurrá-lo para fora. Aceitar que a saudade é um sentimento natural, mas que não precisa ser um peso na consciência ou um sofrimento diário vai ser muito importante.
Já parou para pensar se sofremos por tudo que não podemos mudar no mundo? Seria um desastre.
Então, qual solução temos? A aceitação.
Portanto, entenda que estar longe de quem você ama é difícil porque é uma perda. Na psicologia esse processo é conhecido como “processo de luto”, onde você está vivendo a perda de alguém amado.
Não somente os amigos e familiares você deixou para trás, mas também todo um ambiente, cultura e rotina.
Logo, aceitar que vai ser dolorido é importante, pois se torna o primeiro passo para se superar o luto.
Aceitar pode abrir uma oportunidade de reflexão: como você pode se cuidar e melhorar – como disse no tópico anterior.
Busque boas companhias

Nada melhor do que pessoas ao seu redor que te fazem sentir bem consigo. O coração fica cheio e você se sente parte de tudo aquilo.
Agora imagine você em uma tarde de domingo, sentado na praça principal da cidade, observando as poucas pessoas na rua acompanhadas sempre de um familiar ou de amizades.
Você está lá, sozinho e em silêncio. Sua mente a milhão pensando em tudo e todos que deixou para trás no Brasil e como você poderia estar sendo mais feliz naquele momento.
Essa sensação aos poucos começa a te dizer que esses momentos vão valer mais a pena do que qualquer dinheiro ou qualidade de vida no seu novo país. Mas pare aí!
Isso tudo pode estar acontecendo porque você não tem ninguém ao redor e bateu aquela saudadee de casa. E lembre-se: nós, como seres humanos, somos seres sociáveis.
Pode ser muito importante para você Sair e ir para barzinhos, festas, ações comunitárias, hostels e tudo aquilo que te permite socializar com outras pessoas. Veja se isso ajuda você a lidar melhor com essas situações.
Também, tente aproveitar a internet para conhecer novas pessoas: Tinder, Yubo, Facebook e muitas outras plataformas estão disponíveis para conhecer pessoas.
Porém, se nada parar essa sensação, pode ser a hora de buscar um profissional.
Você então precisa de um profissional especializado em casos como o seu: brasileiros no exterior.
Essa demanda, mesmo que possa não parecer, só cresce, em especial na América do Norte e na Europa.
Um psicólogo para expatriados pode te ajudar a lidar com estes sentimentos. Uma companhia que não vai te julgar e estará sempre disposta a acolher as suas emoções.
Seja grato

A gratidão pode trazer um benefício muito valioso: sentir uma sensação de recompensa por tudo aquilo que você fez.
Os seres humanos são motivados a receber uma recompensa pelo que fazem. Se você tirar um momento do seu dia para agradecer por cada detalhe, você poderá se sentir muito melhor.
Portanto, agradeça até mesmo por um simples café quentinho que você tomou no intervalo do trabalho. Você provavelmente irá perceber que não precisa de ações gigantes para se sentir grato, são os detalhes que formam o contexto geral.
Ao invés de manter sua mente na saudade, experimente focar na gratidão de viver essa experiência.
Lembre-se que pouquíssimas pessoas terão essa experiência que você está tendo agora e muitas delas gostariam de estar no seu papel.
Sempre que você for reclamar de algo, tente pensar em algo que você se sente grato por estar vivendo. Os sentimentos positivos pouco a pouco poderão ser maiores do que os sentimentos que te afetam como saudade.
Além disso, a gratidão é o ato de se colocar no presente e valorizá-lo. Experimente não viver tanto no passado ou num futuro hipotético, sua realidade é o presente, o aqui e o agora.
Sentir saudade de casa é normal
Nesse momento você provavelmente entendeu que a saudade é contornável.
Porém, ainda assim, devo dizer que a saudade é normal e ela poderá aparecer de tempos em tempos.
Datas comemorativas, como o natal, são épocas que é super comum você sentir a saudade de casa, da família e da “bagunça”.
Cheiros, produtos, imagens e tudo mais podem lembrar daqueles amados que você deixou no Brasil.
Porém, não se apegue! O sentimento de saudade é normal, mas não precisa ser uma dependência emocional que te empurra para trás.
Se você sente que não consegue sair disso sozinho ou que precisa de uma ajuda mais específica, não hesite em entrar em contato comigo.
Conclusão
Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está em busca de mais informações sobre como cuidar da sua saúde mental.
Como terapeuta dos brasileiros que vivem no exterior, eu já atendi centenas de pessoas de mais de 15 países.
Agora estou aqui para te ajudar a decidir se eu sou o profissional que você procura. Tire suas dúvidas sobre como funciona a terapia online.
É só clicar no botão de Fale comigo.