Thiago Chiapetti

Os 3 tipos mais comuns de briga de casal

Lembra daquela vida de jantar à luz de velas, de declarações de amor eterno e de quando pegava fogo na caixa d’água? É isso, eu sei… Às vezes o que parecia ser um romance de livros ou uma comédia boba de cinema se transforma no fim do mundo. O clima esfria, a luz se apaga e tudo o que ambos querem é dormir para chegar logo o dia seguinte. É a famosa briga de casal.

Não importa se você vive na romântica Veneza, na agitada Nova York ou na glamourosa Paris. Quando o cenário é de guerra, o inimigo avança, as fronteiras se agitam e você recua sem saber o que fazer. 

Sem perceber, você se pegou pesquisando no google “briga de casal” e caiu aqui. 

Eu sou psicólogo online e atendo brasileiros no exterior, sejam expatriados ou intercambistas. São pessoas que decidiram morar fora do Brasil e que agora precisam de apoio emocional para lidar com os conflitos de um relacionamento. 

Para te ajudar a refletir um pouco sobre os tipos mais comuns de briga de casal que eu atendo, veja 3 deles que comento a seguir.

1 – Briga de casal X dinheiro 

A busca por estabilidade financeira é um dos principais motivos que levam os casais a decidirem morar fora do Brasil. Muitas vezes, a vida de um imigrante é dura. Muito trabalho para juntar muito dinheiro pode gerar muita briga. Ignorar a importância do dinheiro é arriscado. Semelhantemente, arriscar uma relação por causa de dinheiro pode trazer perdas emocionais e financeiras.

2 – Briga de casal X amizades 

É comum que um relacionamento se sobreponha às amizades. Ou que as amizades se sobreponham ao relacionamento sem entender as particularidades, os limites, os espaços. Ninguém quer trocar um velho amigo por um namoro ou um casamento. Porém, é importante tomar cuidado com o manejo destas relações. Saber encontrar o equilíbrio pode ser parte fundamental do sustento de toda a relação – e também das amizades. 

3 – Briga por causa de traição

Acho que este é o tipo de briga de casal mais comum. Infelizmente, este é um problema capaz de gerar muitas feridas em ambas as partes. Quem fere, se machuca. E a parte que é ferida se machuca ainda mais. Nestas horas, a melhor escolha é cuidar de si e do outro. 

É importante entender que as feridas não são apenas consequências (podem ser a soma de uma vida inteira que precisa de cuidados. Entender os porquês não é tão simples. Por outro lado, pode ajudar neste processo de reconciliação.  

Quando buscar um psicólogo online

É importante dizer que eu NÃO ofereço o serviço de terapia de casal. Eu sei que algumas abordagens da Psicologia trabalham desta forma. No entanto, o meu trabalho é diferente. 

Eu acredito que a terapia online precisa ser individual. 

Tudo bem fazer terapia de casal. Porém, eu te convido a pensar na importância do seu tratamento psicológico individual. O atendimento clínico online com psicólogo brasileiro pode ser um mediador, mesmo que o problema seja uma briga de casal.

Conclusão

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está em busca de mais informações sobre como cuidar da sua saúde mental.

Como terapeuta dos brasileiros que vivem no exterior, eu já atendi centenas de pessoas de mais de 15 países.

Agora estou aqui para te ajudar a decidir se eu sou o profissional que você procura. Tire suas dúvidas sobre como funciona a terapia online.

É só clicar no botão de Fale comigo.